Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comparações no Futebol, que tal questionarmos?

Primeiro delimitando aqui de qual comparação eu estou falando.
Que tal O Lulinha o novo Kaká? O Defederico o novo Messi! Ou Jorge Henrique o Novo Romário?
Mas quer dizer então que um jogador trabalha a vida inteira pra ser um novo alguém?
Se o Ronaldo fosse o novo Pelé? Então quem seria um novo Ronaldo? Ninguém, porque ele não seria Ronaldo, mas sim um novo Pelé… Entendeu o que eu quero dizer?
Bem, acredito que isso tanto pode ajudar quanto atrapalhar a carreira de um jogador.
Ajuda porque se o jogador é desconhecido e dizem que ele é o novo Maradona, pronto, ele vai ter uma notoriedade maior, mas também uma responsabilidade maior, Porque vai ser criada uma expectativa diante desse garoto, que pode não corresponder e ser visto como apenas uma farsa e essa é a parte que atrapalha.
Vou começar com o Lulinha (ex Corinthians), que todos diziam ser um novo Kaká pra seleção Brasileira, criou-se uma expectativa tão grande, e ele por fim não correspondeu. Hoje, eu nem sei onde ele joga, e, diga-se de passagem, só vejo o Dentinho falando dele no twitter.
Tem o Matias Defederico que sem pedir foi intitulado de Novo Messi, não teve muito espaço no time que o contratou chamando ele assim, e esse é um marketing bom não acham? Voltou pro seu país como uma farsa, A culpa é dele? Óbvio que não.
Tem o Jorge Henrique que ta correspondendo às expectativas criadas em torno dele e ta deixando de ser igual ao Romário pra se tornar apenas o Jorge Henrique, o que ele tem de diferente então? Tem pessoas que conseguem se sair bem de um rótulo e convenhamos que foi muito pouco divulgada essa historia de o JH ser o novo Romário, então ele não recebeu a mesma pressão. Não conseguiram traduzir o futebol dele num simples rótulo, assim como fizeram com o do Lulinha e do Defederico.

Isso mostra uma faca de dois gumes assim como pode promover alguém pode também por a sua carreira em crise, a mídia não se importa com o que o jogador ou o torcedor pensa, não sejamos ingênuos, ela se interessa apenas com o que vende, e isso vende e muito. Fiquemos espertos, deixemos de ser expectadores e torcedores ingênuos, que tal parar de aceitar tudo que vem da mídia como um dogma? Que interessante é questionar? E quão valioso é discordar. Fica a dica

Um comentário:

Anônimo disse...

Não acredito que o Matías tenha voltado para a ARG como uma farsa, o que fez dele 'uma farsa' foi a imprensa brasileira, e caiu quem quis, se iludiu quem quis,deu certo para acabarem com a carreira dele aqui no Brasil, mas na ARG ele é o mesmo garoto que brilhou no Huracan, por isso foi tão cotado por vários clubes de lá!
Como já sabemos a imprensa brasileira tem o dom de acabar com a imagem de quem ela quiser da maneira que ela quiser, bem como você disse, porque assim ela sabe que vai vender, e é só isso que a imprensa quer, vender sem se importar com o que tem por trás de tudo, um ser humano, que tem sentimentos, tem uma vida toda por trás da 'carcaça' de um jogador de futebol, tem alguém que pode se magoar e sofrer com as comparações que muitas vezes são impostas ao jogador sem nenhum nexo e acabam trazendo um retorno negativo, como foi no caso do Matías.
Oremos pelas próximas vitimas rsrsrs
Beijo
Carly